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O BAR

O balcão de atendimento é o coração de um bar - e também a alma. Se por um lado existe toda uma questão prática e burocrática que o cerca - o balcão define o funcionamento, o caixa, os horários, o fluxo das bebidas - por outro é onde é possível falar e interagir com os clientes. E assim entender, verdadeiramente, como um bar funciona, sua essência. No IAB, minha primeira experiência como dono de bar. o balcão foi de imediato o local que escolhi para ser minha base. Era meu lugar de trabalho preferido: eu recebia os clientes, servia os drinques, supervisionava a cozinha, comandava os garçons, montava a agenda de shows, atendia no caixa, lavava copos e, principalmente, determinava a trilha sonora. Auxiliado por dois tape-decks, um toca-discos e pela generosidade infinita de amigos e frequentadores, eu ali podia exercitar todo meu gosto pela música, fazendo mixagens, seleções musicais e até dedicando faixas aos clientes que chegavam. Com o tempo, criei até uma cortina musical: sempre que eu tocava Fotografia, do Tom Jobim, cantada por Elis Regina, os clientes já sabiam que era a senha para o fechamento do bar.
E no dia seguinte tudo recomeçava.

 

HISTÓRIAS DO BAR

Histórias do Bar do IAB logo

−E aí! Pega uma cerveja e senta aqui com a gente! Tu nem imagina o que aconteceu...
Nada com uma boa conversa de bar. Histórias mirabolantes e os casos mais curiosos e sensacionais!
Criamos essa mesa de bar virtual pra contar as Histórias do Bar do IAB. Se você souber de alguma manda prá nós que postaremos aqui. O texto não deve ultrapassar 730 caracteres. Envie para o e-mail: adcontrole@annesdias166.com.br - Assunto: Histórias do Bar do IAB.

1 "Havia um garçom que bebia. Muito. E, como todo bom bêbado, ele era hábil em descobrir locais onde poderia esconder copos e garrafas pelo bar e assim se abastecer durante a noite toda. O garçom obrigava Dirceu a ter uma dupla vigilância, no andamento do bar e no comportamento do garçom. Dirceu se esforçava, mas muitas vezes saía de lá exausto - e derrotado. O funcionário encerrava o expediente quase sempre embriagado."
Márcio Pinheiro - Porto-alegrense e jornalista.

2 "Aquele garçom, bêbado, ameaçado de demissão várias vezes, continuava com seu vício. Numa delas, Dirceu não aguentou mais. Chamou o garçom, explicou os motivos e disse que não tinha mais como mantê-lo no emprego. Foi feito um acordo com todas as dividas trabalhista devidamente esclarecidas e acertadas. Isso não impediu que dias depois, Dirceu chegasse a tarde no bar e encontrasse o ex- garçom completamente bêbado - e armado. Por longos minutos, Dirceu foi ameaçado diante de outros funcionários e de uns poucos frequentadores. Um destes, o ator Oscar Simch, conseguiu se esgueirar pelo corredor, sair do bar e ir à delegacia que ficava na Rua da Praia avisar a policia. Tudo foi resolvido, e o garçom passou um período preso."
Márcio Pinheiro - Porto-alegrense e jornalista.

3 "Sergio Silva, mais conhecido como Sérgio Caveira, foi conhecer o bar, gostou e prometeu levar pessoas que se identificassem com a proposta. Alguns dias depois, os integrantes do Teatro de Bonecos Cem Modos foram conhecer o local e decidiram produzir o primeiro dos pockets-shows de altíssima qualidade: O Menor Espetáculo da Terra, com participação do cantor e compositor Raul Eilwanqer."
Márcio Pinheiro - Porto-alegrense e jornalista.

4 "O cantor Luiz Gonzaga Jr., o Gonzaguinha, em temporada em Porto Alegre, apareceu certa noite para jantar por la sozinho, ele comeu, pagou a conta e foi embora. Depois elogiaria para amigos a qualidade da comida e o fato de não ter sido importunado por ninguém que lhe pedisse autógrafo."
Márcio Pinheiro - Porto-alegrense e jornalista.

5 "Outro que passava por Porto Alegre era Paulinho da Viola. Estava olhando uns livros na livraria quando foi reconhecido por Dirceu. O proprietário se apresentou e convidou o músico para que voltasse a noite para jantar. Convite aceito, o sambista foi recepcionado por Dirceu e alguns amigos. Já no final, Dirceu perguntou se Paulinho se importava se ele acendesse um charuto. "Só não me importo se você me oferecer", respondeu. E passaram o resto da noite fumando no local."
Márcio Pinheiro - Porto-alegrense e jornalista.

6 "Diego Russi com 9 anos de idade depois que saía da aula, ajudava no Caixa do Bar durante o almoço que era servido das 11:30 as 14:00 horas. Num dia muito movimentado, por conta própria, escreveu e colou na porta de entrada, fechada por ele, o cartaz: LOTADO SENTIMOS MUITO.
Ficamos sabendo por um cliente assíduo, inconformado com a situação que entrou para certificar-se. "
Dirceu Russi.

7 "Não só em Porto Alegre, mas em outros estados, jornais e revistas divulgaram a instalação do relógio ponto em um bar de Porto Alegre, até a editora encarregada de lançar um livro sobre a memória da Fábrica do Relógio Ponto se interessou pelo assunto, e consta lá na pagina 184 do livro Madis, 90 anos de inovação. O objetivo foi alcançado e o Relógio Ponto virou notícia mais do que era esperada. Os clientes se divertiam com a função de bater o ponto, e, que, com o tempo caiu no esquecimento, e foi fazer parte das Histórias do Bar do IAB."
Dirceu Russi.

8 "A Viva Produções, produtora comandada por Alice Urbim e Liqia Walper, fazia a divulgação dos eventos do IAB. E como elas também trabalhavam para a L&PM Editores, resolveram unir os clientes e organizar a sessão de autógrafos de Millôr Fernandes no IAB. Outro evento que contribuiu para consolidar a imagem do Bar do IAB foi o lançamento do LP Antologia Poética de Mario Quintana, com produção do publicitário Jesus Iglesias e a participação do próprio Quintana na sessão de autógrafos."
Márcio Pinheiro - Porto-alegrense e jornalista.

9 "Sylvia Moreira e outros amigos costumavam se encontrar no local depois das sessões de análise. As consultas eram realizadas no edifício ao lado, reduto de vários consultórios de psicanalistas. Apelido do prédio: Gaiola das Loucas."
Márcio Pinheiro - Porto-alegrense e jornalista.

10 "História bizarra aconteceu no almoço servido no Bar, um assíduo e querido frequentador assim como muitos era Psiquiatra e reverenciado por colegas e pacientes, leva discretamente o prato que tinha sido servido e mostra para o Dirceu um intruso inseto. Dedetização realizada e mais ou menos 6 meses o cliente volta para almoçar no Bar, e o impossível acontece, novamente um inseto no prato. Meio sem graça leva o prato para o Dirceu constatar a terrível coincidência. Continuou frequentando o Bar, mas almoçar nunca mais."
Dirceu Russi.

 

A MÚSICA DO BAR

Estas são as primeiras fitas K7 gravadas para o Espaço IAB graças à gentileza do Dr. Antonio Monteiro que nos cedeu os LPs, depois clientes e amigos gravaram outras fitas, que por serem muitas não é possível reproduzir, aqui, sem cometer omissões.

 

AS MAIS TOCADAS

01 - You go to my head - Paul Desmond & The Modern Jazz Quartet

02 - Dear Old Stockholm - Miles Davis

03 - Quasimodo - Charlie Parker

04 - Spartacus Love Theme - Bill Evans

05 - I Fall in Love Too Easily - Miles Davis

06 - Prelude to a kiss - Duke Ellington

07 - I'm Old Fashioned - John Coltrane

08 - Hi-Lili Hi-Lo - Paul Desmond

09 - Blue In Green - Miles Davis

10 - If I Had You - Oscar Peterson & Stephane Grappelli

11 - They Can't Take That Away From Me - Dizzy Gillespie

12 - Tow Thumb - Wayne Shorter

 

ENTREVISTAS

 

Entrevista com Sepé

Entrevista com Oscar Simch

Entrevista com Cláudio Levitan

Entrevista com Dilmar Messias

Entrevista com Claudinho Pereira

Entrevista com Alice Urbim

Entrevista com Hique Gomez

Entrevista com Zé Victor Castiel


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